Colégio Seletivo

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Sobre o Colégio

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pelo Colégio Seletivo

Educação Infantil - Mini-maternal ao Pré

• Período – vespertino
• Entrada – 12h30min até às 13h10min
• Saída – a partir das 17h25min até às 17h45min

OBJETIVO – Proporcionar condições para que a criança desenvolva a capacidade de compreensão e autonomia, estabelecendo vínculos afetivos, fortalecendo a auto-estima, ampliando as relações sociais, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades, utilizando diferentes linguagens e valorizando hábitos e cuidados com a saúde e com o meio em que vive.

O espaço utilizado pela Educação Infantil no COLÉGIO SELETIVO está associado aos padrões de qualidade de um ambiente educativo que considera o desenvolvimento das crianças estabelecendo a relação com as mais diversas linguagens.

A avaliação é necessária e é realizada como parte integrante do processo de construção do conhecimento. Acontece ao longo do ano sendo relatada à família nas reuniões bimestrais, mediante ficha de avaliação individual do aluno.

Como a aprendizagem nesta fase é predominantemente concreta, temos:

• Brinquedoteca
• Biblioteca Infantil
• Parque
• Quadra
• Salas de Música, Arte e Vídeos
• Informática

AULAS EXTRAS – Artes, Música, Educação Física, Informática, Inglês e Lego Zoom.

LANCHE – A Cantina oferece um cardápio de lanches elaborado por nutricionista. Ele é encaminhado aos pais, que podem adquiri-lo na Cantina ou pode ser trazido, de casa, diariamente.

ATIVIDADE ESPAÇO/EXTRA-CURRICULARES

• Momento Cívico
• Feira de Ciências
• Noite do Pijama
• Semana da Criança
• Rodízio de classes com atividades
• Excursões
• Horta (Plantio)
• Culinária

COMPONENTES CURRICULARES – Língua Portuguesa, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Música, Autonomia e Identidade e Artes.

ANIVERSÁRIOS – É uma grande festa! Ocorre na terceira sexta-feira de cada mês.

DIA DO BRINQUEDO – Esse momento acontece todas as sextas-feiras. Cada criança escolhe um brinquedo de casa para trazer à escola. Essa atividade favorece as trocas sociais e possibilita à criança emprestar seu brinquedo e compartilhar com o colega.

Ensino Fundamental I - 1º ao 5º ano

O conjunto de materiais elaborados pela equipe pedagógica do Colégio Seletivo para este nível de ensino está condizente com o momento atual da educação, a qual tem exigido novos conhecimentos e práticas dos professores. Nesses materiais, os educadores podem ter a certeza de estarem encontrando propostas para recriar o seu cotidiano.

As premissas fundamentais para articulação dos saberes das diversas áreas de conhecimento escolar, nesta proposta curricular, favorecem uma aprendizagem significativa e funcional. O conjunto de situações didáticas enriquece o cotidiano de sala de aula, pois instigam a curiosidade, possibilitam a investigação e propiciam a articulação dos conhecimentos.

As seqüências didáticas dos materiais foram desenvolvidas para que os alunos possam construir significados e atribuir sentido ao que aprendem na escola.

É referência educativa para o Seletivo a função deste nível de ensino: dinamizar o desenvolvimento dos alunos por meio de um conjunto de saberes e formas culturais.

O que se revela nestes posicionamentos é a idéia de uma formação cidadã em que os alunos (re)criam a cultura compartilhando as produções científicas, técnicas e artísticas próprias do mundo em que estão imersos.

O Material Didático utilizado pelo Seletivo, para a Primeira Fase do Ensino Fundamental, foi planejado e concebido para favorecer a interação de três tipos de contexto (cognitivo, socioafetivo e moral) e o próprio desenvolvimento do aluno.

Quanto aos contextos de desenvolvimento, privilegiamos as seguintes questões: desenvolvimento cognitivo: conhecimento conceitual, raciocínio e capacidade de decisão e as habilidades de linguagem e representação; desenvolvimento moral: valores e crenças; desenvolvimento socioafetivo: auto-estima, empatia e relações interpessoais.

As interações destes três domínios são responsáveis pelas formas de organização do pensamento e das ações. Ou seja, privilegiamos as situações que viabilizam a incorporação das novas aprendizagens à estrutura de conhecimento do aluno, fazendo com que as possibilidades de explicação e de compreensão do mundo sejam enriquecidas.

As formas e os estilos de ensinar e aprender propostos no conjunto de materiais favorecem a motivação, colocando os alunos diante de propostas de ação e reflexão com as quais são instigados a perguntar e a resolver situações-problema. Com estes encaminhamentos, o Método Didático solicita a participação ativa dos alunos, propiciando condições didáticas para que organizem a busca e as informações trabalhadas.

Para este nível de ensino, enfatiza um contexto de trabalho em sala que estimula a atividade intelectual, estabelecendo conexões com a realidade vivida, por meio da qual as relações humanas podem ocorrer em um ambiente educativo que propicia e respeita o desenvolvimento social, afetivo e intelectual de quem aprende.

Ensino Fundamental I I - 6º ao 9º ano

O conjunto de materiais para esta fase de educação escolar apresenta uma grande articulação entre as atividades projetadas e os objetivos didáticos, para que as unidades de trabalho possam promover aprendizagens e subsidiar o desenvolvimento dos alunos.

Os protagonistas do trabalho de ensino-aprendizagem são envolvidos em situações nas quais articulam fatos, conceitos, princípios, valores, atitudes, normas e procedimentos. Essas intervenções educativas têm como fonte de estudo as ações concretas organizadas pelo próprio plano curricular do Seletivo.

A organização didática do Livro Integrado privilegia as situações com as quais o trabalho pedagógico possa contribuir para o desenvolvimento físico, mental e social dos alunos. A organização das ações educativas permite à escola desenvolver um trabalho ativo e transformar-se num lugar onde os alunos fazem descobertas e aprendem a pensar com o que já aprenderam.

A intencionalidade dos processos de ensino presentes no material didático aponta para o desenvolvimento da inteligência, para a autonomia dos alunos resolverem problemas, para a maturidade social que permite se relacionarem mais plenamente com os outros. Ainda, pensando no compromisso científico e de formação humana da escola, as seqüências didáticas elaboradas permitem que os alunos aprendam a explicar racionalmente os fenômenos naturais e sociais e a agir sobre eles.

Um outro foco do olhar educativo dos materiais desta fase de ensino se direciona para a necessidade de os alunos acentuarem a comunicação e a expressão de forma coerente e sensível diante do mundo. Por isso, explora-se o diálogo com todas as formas de arte. Portanto, o Sistema Positivo adotado, oportuniza educar pessoas capazes de construir sua própria visão de mundo, articuladoras de um projeto de vida autônomo que se relaciona positivamente com os outros.

A importância atribuída aos conhecimentos concretos nas atividades escolares relaciona-se a uma justificativa que não os vê como um fim em si mesmo, mas, sim, como um instrumento que permite aos alunos desenvolverem suas capacidades humanas à medida que dão significado ao conteúdo escolar.

De um modo geral, podemos dizer que a Segunda Fase do Ensino Fundamental privilegia os aspectos tratados na fase anterior, aprofundando-os por meio do desenvolvimento de relações entre conhecimentos, os quais surgem pela necessidade de dar respostas a situações significativas de ensino.

Em resumo, podemos dizer que os componentes dinamizadores do método didático possibilitam desenvolver uma aprendizagem que se conecta com as experiências e os saberes dos alunos, que estimula o pensamento e que amplia as concepções sobre o mundo que os cerca. Para isso, exploram a cultura como referência, os saberes das diversas áreas e os contextos que dão sentindo para as relações.

Ensino Médio

Os projetos educativos organizados para o Ensino Médio privilegiam os processos de elaboração de significados e de atribuição de sentido. Para isso, as situações de ensino enfatizam a atividade mental dos alunos, orientando-os para o estabelecimento de relações e conexões entre os seus conhecimentos, as experiências prévias e os conteúdos de aprendizagem.

As propostas de trabalho educativo e instrucional adotam formas diversas, considerando-se a peculiar natureza social e cultural dos conteúdos escolares. Sempre são dinamizadas para apoiar e orientar a aprendizagem dos alunos, por isso propiciam momentos em que aprendem a confirmar ou a rever, reelaborando os entendimentos que trouxeram para a sala de aula.

Também são exploradas as situações nas quais o objeto de estudo é apresentado a partir de diferentes perspectivas referenciais. Assim, um tratamento diferenciado é construído para explorar as informações conhecidas das não-conhecidas, permitindo que o professor adapte o desenvolvimento dos conteúdos à características dos alunos, do contexto educativo e à sua própria concepção de ensino.

É importante ressaltar que o conjunto de materiais elaborados para o Ensino Médio considera as necessidades formativas de que um cidadão precisa para enfrentar as mudanças culturais presentes na vida social e nos perfis profissionais e de trabalho da contemporaneidade. Da mesma forma, foram contemplados nestes materiais os aspectos que estabelecem os padrões exigidos para o acesso a níveis de Ensino Superior.

Por meio do estabelecimento dos conteúdos curriculares das diferentes áreas, o Sistema Positivo de Ensino projeta processos de assimilação da cultura em que os alunos vivem, viabilizando o acesso às produções artísticas, científicas e técnicas, para que cada estudante possa compreender o sentido histórico dos saberes trabalhados e, também, para que possa ter acesso aos produtos culturais produzidos pela própria humanidade.

No livro integrado, o projeto de cada área apresenta traços que caracterizam uma cultura de aprendizagem. Eles consideram o fato de estarmos diante de uma sociedade da informação, portanto os alunos não necessitam somente de mais informações, mas precisam aprender a organiza-las, interpretá-las e dar-lhes sentido. Ainda, considera-se a multiplicidade da produção científica, surgindo a necessidade de apresentar a relatividade das teorias e a existência de diversas interpretações. São elas que nos impelem a aprender a construir um conceito próprio.

Sem dúvida, essas questões, presente no conjunto de materiais deste nível de ensino, estimulam a necessidade de aprendizagem contínua e de desenvolvimento autônomo. O Ensino Médio, no Sistema Positivo de Ensino, propõe-se a desenvolver conhecimentos que sejam funcionais para os alunos, não apenas no contexto acadêmico, mas também em sua vida cotidiana. Para atingir esta finalidade educativa, utiliza-se dos conteúdos específicos de cada área, sob enfoques de intervenção educativa diferenciada.

Cursos Técnicos - Enfermagem e Química

HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM

O objetivo do TÉCNICO EM ENFERMAGEM é proporcionar ao aluno condições para a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias ao seu bom desempenho profissional, tornando-o capaz de auxiliar o médico, acompanhando-o no tratamento dos pacientes e observando a evolução da doença. A Qualificação Profissional Auxiliar de Enfermagem tem por objetivos específicos oferecer ao aluno as competências, habilidades necessárias para auxiliar ao Técnico em Enfermagem ou ao Enfermeiro no acompanhamento e tratamento dos pacientes.

Durante o curso, o aluno terá oportunidade de atuar conforme o Código de Ética e a Lei do Exercício Profissional, na assistência integral a saúde da comunidade, demonstrando um perfil profissional de modo a assistir e orientar o ser humano, sua família e comunidade no que se refere ao atendimento de suas necessidades básicas bio-psico-social; atuar em equipes de enfermagem, em organizações públicas, privadas e terceiro setor (hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, consultórios, laboratórios de análises clínicas e de diagnóstico, creches, spas, instituições e casas de re-socialização, abrigo e repouso, dentre outros; exercer suas atividades sob a supervisão de Enfermeiro(a), em todos os níveis de assistência e especialidades.

HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM QUÍMICA

O objetivo do TÉCNICO EM QUÍMICA é proporcionar ao aluno condições para a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias ao seu bom desempenho profissional, tornando-o capaz de realizar estudos, experiências e análises relacionadas com matérias primas utilizadas por diversas indústrias, visando à escolha das mais adequadas de acordo com sua finalidade e ao controle de qualidade do produto acabado.

Durante o curso, o aluno terá oportunidade de estudar as transformações de substâncias químicas visando a descoberta de novos produtos ou de novos usos para os já conhecidos; coletar, preparar, analisar as matérias, tanto por vias químicas como por vias instrumentais e interpretar os resultados da análise; realizar sob orientação do Engº Químico, análises quantitativas e qualitativas de matérias primas e produtos orgânicos ou inorgânicos; proceder ao preparo e conferência de soluções reagentes e indicadores; coordenar trabalhos de análises rotineiras de produtos alimentícios, vegetais e animais; emitir pareceres sobre consultas referentes a assuntos de Laboratório.

Graduação a Distância UNIFRAN

Com o avanço da tecnologia e da internet, os cursos de graduação a distância tem sido cada vez mais procurados. Com a comodidade de estudar onde e quando puder, o aluno consegue se organizar para ter um curso que é reconhecido pelo MEC. Além disso, o aluno vai aprender o mesmo conteúdo que aprenderia se estivesse estudando em um curso presencial.

A Universidade de Franca (UNIFRAN), com mais de 40 anos de mercado, vem inovando os cursos de graduação a distância com uma metodologia diferenciada que faz com que o aluno aprenda todo o conteúdo ministrado. Com cursos em diversas áreas, o aluno pode escolher uma carreira e estudar quando e onde puder. O Colégio Seletivo, sendo instituição de ensino referência em Mogi Guaçu, é sede da UNIFRAN na cidade, tornando possível ao aluno a realização de um curso universitário. Além dos cursos de graduação, a UNIFRAN oferece cursos de pós-graduação a distância no pólo de Mogi Guaçu.

Confira os cursos de graduação oferecidos pela UNIFRAN:
Administração
Ciências Contábeis
Filosofia
Formação de Professores em Biologia, Física, Geografia, História, Matemática, Português, Química e Espanhol.
Geografia
História
Letras
Pedagogia
Tecnologia em Gestão Comercial
Tecnologia em Gestão Tecn. Informação
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Tecnologia em Marketing
Tecnologia em Processos Escolares
Tecnologia em Processos Gerenciais
Tecnologia em Gestão Financeira
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Tecnologia em Secretariado

Para mais informação clique aqui.

Pós-graduação FATEP

O mercado de trabalho tem estado cada vez mais exigente com relação à formação acadêmica. Não basta ter uma graduação. Para se destacar é preciso investir em uma educação continuada em uma instituição séria que valorize o seu aprendizado. O Colégio Seletivo e a Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (FATEP) trazem vários cursos de pós-graduação para que você tenha um diferencial no mercado de trabalho e saia na frente de muitos que ainda não despertaram para tal realidade.

Confira alguns dos cursos oferecidos e seus objetivos:

MBA em Gestão de Qualidade e Produtividade - Desenvolver nos profissionais a capacidade de implementar e gerenciar programas de qualidade nos diversos setores de atuação: comercial, serviços, industrial, bancários e outros. Atualizar e reciclar os conhecimentos dos profissionais já engajados em programas da qualidade. Formar profissionais qualificados e identificados com uma nova mentalidade de busca permanente de maiores padrões de qualidade em todas as suas atividades.

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - Formar profissionais qualificados para o exercício da atividade de engenheiros de segurança, visando a preservação da integridade física dos trabalhadores, reformulação dos processos de trabalho com alta periculosidade, preservação do meio ambiente e melhoria das condições de trabalho e de vida.

MBA em Gestão Empresarial - Capacitar profissionais com formação em nível superior a atuarem nas atividades de gerência, possibilitando o uso de técnicas de liderança, administração pessoal, marketing, negócios, contabilidade e administração da produção com enfoque na qualidade e produtividade. Despertar a iniciativa, a determinação de busca e sistematização do conhecimento por meio da pesquisa estruturada, científica e tecnológica.

MBA em Gestão de Pessoas – Desenvolver competências e habilidades relacionadas ao gerenciamento de recursos humanos de forma a permitir o desempenho destas funções de maneira integrada, estratégica e alinhada às novas formas de gestão.

MBA em Finanças e Controladoria - Capacitar profissionais com formação em nível superior nas principais atividades de gerenciamento das finanças corporativas, bem como em análise econômico-financeira de mercado.

Para conhecer todos os cursos clique aqui.

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